Sunday, September 25, 2005

A terceira aula

Começámos por sistematizar e ampliar a resposta à pergunta 2o que é a Filosofia?”
- análise (à lupa) das palavras que usamos: que queres dizer com...?
- interrogação sobre o sentido: das coisas, do mundo, do que fazemos, da vida
- produção de um novo sentido, quando o velho deixou de “fazer sentido”
- análise de textos e produção de textos (a pessoa começa pelo confronto com textos)
- construção pessoal de um modo de ser: interrogativo, crítico, reflexivo, justificador...
- cuidado (sobretudo académico) com o património filosófico de mais de 2.500 anos
A Filosofia é tudo isto... e muito mais. Mas estas são respostas que para eles fazem já sentido.

Depois, passámos à matéria “que vinha” para hoje a partir do compêndio. A começar pela Lógica. E escrevi no quadro:
Se A > B e B > C
Então A < C
E discutiu-se. À primeira vista a resposta foi imediata: é lógico.
Só depois viram que não, que não pode ser. Que é ilógico.
E perguntei o que quer dizer isso de Lógica, lógico e ilógico – olhar as palavras à lupa.
Enfim, as respostas chegaram aqui: acordo do pensamento consigo mesmo, estudo das regras do pensamento válido. O resto foi espreitar o livro e passar à diferença entre validade formal e verdade material. Com exemplos.
E os princípios lógicos fundamentais: de identidade, de não contradição e de terceiro excluído. Da lógica aristotélica. Aquela que governa o nosso dia a dia. A única que existiu até ao século XIX. Tal como a geometria euclidiana foi a única até então.
- Qual é a soma dos ângulos internos de um triângulo?
- 180º.
- Sempre?
- O nosso professor de Matemática diz que sim.
- Não quero saber do que diz o professor. Quero saber do que vocês pensam e dizem.
Não. Nem sempre é assim. O triângulo formado por dois quadrantes de meridiano e uma secção do equador mede 180º mais um ângulo que pode ir de o a 360º.
- Mas não pode ser, insistiam. Isso não é um triângulo. Não é formado por linhas rectas.
- Pois não. Mas numa esfera não se podem desenhar linhas rectas. No espaço, por exemplo quando se envia uma sonda, ela há percorre rectas. Portanto, nestes dois casos, aquele teorema dos 180º não tem qualquer validade. Ele, no entanto, continua válido para triângulos formados por um rectas sobre um plano não curvo. Repararam como um teorema, ou uma teoria, que tinham na cabeça vos obrigou a pensar que era impossível e dificultou que percebessem “outra coisa”? É sempre assim.
E passámos à Lógica.
- A lógica do terceiro excluído era a única existente, mas há outras. Por exemplo, um adolescente é dito como estando numa fase de duplo estatuto ainda é e já não é criança, ainda não é e já é adulto. Aliás. O texto pedido na aula anterior foi sobre a nossa escola e o tema era: eu gosto e não gosto da minha escola.A propósito. Disse-lhes que os textos estava, no geral, bastante bons, cuidados, com sinais de reflexão e capacidade crítica. Parabéns. Valeu a pena lê-los. E pedi-lhes autorização expressa para publicar alguns fragmentos dos seus textos no meu blogue. Os textos são vossos, se não quiserem que sejam publicados o que vai assinalado, têm todo o direito a fazê-lo.

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