Não inscrição
José Gil escreveu no seu Portugal, hoje: o medo de existir, que em Portugal as coisas não se inscrevem na memória, que não aprendemos com os acontecimentos, que tudo se passa como se nada se passasse.
Pedro Ferraz da Costa, antigo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa diz (Público, 2.5.05) que «as pessoas [em Portugal] têm medo do futuro e da verdade», «se lhes dissermos que, a viver assim [a consumirmos 30 a 40 % mais do que produzimos], estamos falidos dentro de 10 anos, respondem que pode ser que não e esquecem rapidamente».
Estêvão de Moura (Público, 2.5.05) diz que somos um país de larga maioria de católicos, mas que a doutrina católica não se torna manifesta no interior das organizações portuguesas. «Não é por falta de referenciais doutrinários que os católicos não intervêm mais na vida organizacional», escreve Estêvão de Moura. E eu acrescento, a pensar em José Gil: é porque são católicos como se não fossem, porque o seu catolicismo não se lhes inscreve na vida.Se fizermos a experiência profunda de uma escola, por exemplo secundária, vemos que a grande maioria dos nossos alunos anda na escola como se não andasse: estudam para o teste, ou seja, para esquecer logo de seguida. («Ó professor dê cá o teste depressa, antes que eu me esqueça.») Nada ou quase nada se lhes inscreve na vida, nada ou quase nada passa a fazer parte do seu património activo de conhecimentos e de solução testadas. Estuda-se para o teste, ou seja, para trocar o conhecimento por uma nota positiva, que com outras serão trocadas por um diploma, que servirá para conseguir um “bom emprego”. Ou seja, o conhecimento só tem valor de troca, não tem valor de uso. Por isso, os nossos alunos são dos piores a transpor para a vida aquilo que aprenderam. De facto, não aprenderam para a vida. Como os católicos não transpõem para a vida aquilo em que acreditam. Como os adultos não transpõem para o real as informações que lhes vão sendo dadas, como se a realidade pertencesse apenas ao reino do desejo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home